01 de Março, 2024 09h03mAniversário Ibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Da Credibá ao Sicredi, a trajetória do cooperativismo em Ibirubá

Fundador da Sicredi, Reno Bohrz compartilha as origens da cooperativa

Na semana de aniversário de Ibirubá, o Jornal O Alto Jacuí compartilha uma história repleta de coragem e determinação que transformou o cooperativismo de crédito. Foi na década de  1980 que  Reno Bohrz, um dos visionários fundadores da Sicredi, juntamente com outros 22 ibirubenses deram os primeiros passos da Credibá, que hoje é a  Sicredi Rota das Terras com 17 agências, mais de 46 mil associados no RS e no estado de Minas Gerais.

Reno Bohrz, um dos fundadores da Sicredi, guiou nossa reportagem por uma viagem no tempo, recontando os primórdios da Credibá em 1981. "Fundamos a Credibá com outros 22 visionários, visando a cooperação para beneficiar os produtores rurais de Ibirubá", afirmou Reno, refletindo sobre o compromisso inicial da cooperativa.
Ele  revelou os desafios enfrentados na época, quando a Credibá operava em uma sala dentro da Cotribá. Reno compartilhou uma anedota memorável: "Diziam que 'cheque frio da Credibá' não existia, pois a compensação de cheques era feita por um guri que de bicicleta pelas ruas comprava todos os cheques do comércio de Ibirubá, transformando-os em dinheiro vivo." relembra.
Reno Bohrz testemunhou o crescimento da cooperativa e desempenhou um papel ativo em sua evolução. "Participamos de eventos e reuniões, buscando tecnologia para a produção de soja, milho e leite na região", compartilhou ele. A importância da cooperação e engajamento coletivo foi enfatizada por Reno: "Naquela época, muitos duvidavam da ideia de um banco cooperativo. Mas sabíamos que era a chave para reter os recursos dos produtores em nossa região``. ensinou. 
Ao ser homenageado pela significativa contribuição ao desenvolvimento regional, Reno expressou sua gratidão, compartilhando uma disposição contínua para narrar mais histórias. "Fomos de uma sala na Cotribá para uma cooperativa que hoje se transformou em um grande banco. Isso mostra o poder da visão e cooperação", afirmou ele, evidenciando o crescimento da Sicredi, agora com 17 agências e 46.000 associados.

Publicidade

Notícias relacionadas

De Esquina Hetzel ao Regional Supermercados: a trajetória do empresário Lair Grave

Uma trajetória construída com trabalho, decisões firmes e a convicção de que ouvir as pessoas sempre foi o maior diferencial do negócio

09 de Janeiro, 2026

Casa do Papai Noel vira símbolo do Natal em Ibirubá e encanta pela beleza da arquitetura

Projeto assinado pelas arquitetas Amanda Kogler e Fabiana Timm foi escolhido por votação popular e transformou a Praça General Osório em ponto de encontro das famílias

22 de Dezembro, 2025

De Ibirubá ao Flamengo: a bola que levou Marcos Gaúcho do bairro Floresta à Europa e ao Maracanã

Trajetória improvável do menino da rua Estrela que virou artilheiro em Portugal

15 de Dezembro, 2025