26 de Junho, 2026 10h06mPolítica por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Prefeita anuncia a contrução da maior escola infantil de Ibirubá, junto ao bairro Planalto

Ao reprisar sua a própria trajetória, Lulo evita atribuir conquistas apenas a si mesmo

Maior investimento já destinado à educação infantil em Ibirubá lidera um conjunto de obras que reforça o crescimento de uma das regiões que mais se desenvolvem no município.


Quando crianças corriam pelos novos brinquedos da Praça Pedro Ribas e moradores celebravam a entrega de um espaço aguardado há anos, a principal notícia anunciada para o bairro Planalto apontava para um horizonte ainda maior. A confirmação da construção de uma nova escola de educação infantil, com investimento estimado em R$ 6,3 milhões, revelou que uma das regiões mais tradicionais de Ibirubá passa a ocupar posição estratégica nos planos de crescimento do município.
Nunca antes Ibirubá planejou um investimento tão robusto em uma única estrutura voltada à educação infantil. Orçada em mais de R$ 6 milhões, a futura creche será construída em uma área próxima à Delegacia de Polícia Civil, em um ponto considerado estratégico por conectar o bairro ao centro da cidade, aos novos loteamentos e ao parque industrial, onde se concentra parte importante da geração de empregos do município.
“Quando iniciamos a gestão, uma das nossas preocupações era encontrar uma área adequada para uma grande escola de educação infantil. Hoje nós temos um terreno de aproximadamente três mil metros quadrados e toda uma estrutura sendo preparada para que esse projeto saia do papel”, destacou a prefeita Jaqueline Winsch (PL).
Segundo ela, a escolha do local não ocorreu por acaso. O crescimento populacional da região e a proximidade com empresas, cooperativas e indústrias pesaram na definição do espaço.

“Pensamos muito nas famílias que trabalham e precisam de um local adequado para deixar seus filhos. É uma região que cresce e que precisa acompanhar esse desenvolvimento com serviços públicos de qualidade. A educação infantil é uma das prioridades da nossa administração”, afirmou.
O projeto já possui área definida, recursos encaminhados e autorização legislativa para contratação do financiamento subsidiado pelo Governo Federal. A expectativa agora é pela conclusão dos trâmites junto à Caixa Econômica Federal para posterior abertura do processo licitatório.
Professora de formação, Jaqueline não esconde o entusiasmo ao falar da obra.
“Como professora, tenho muito orgulho de ver um projeto como esse avançando. A gente quer ambientes modernos, seguros e preparados para receber nossas crianças. São investimentos que ficam para as próximas gerações e ajudam a construir uma cidade melhor”, ressaltou.
Mas a nova creche não é o único investimento projetado para o Planalto. Durante o encontro com a comunidade, a prefeita confirmou que os recursos para o asfaltamento integral da Rua Dr. Vasconcellos Pinto já estão depositados. A obra deverá abranger toda a extensão da via, desde a Rua Mauá até seu trecho final, fortalecendo a mobilidade urbana em uma das principais ligações do bairro.

Publicidade

“Nós já temos os recursos garantidos, o projeto está pronto e vamos iniciar os procedimentos necessários para a licitação. É uma obra importante porque melhora o acesso, valoriza os imóveis e acompanha o crescimento que o bairro vem registrando”, explicou.
A revitalização da Praça Pedro Ribas, inaugurada durante a programação do Gabinete da Prefeita na Rua, simboliza justamente esse novo momento vivido pela comunidade. O espaço recebeu investimento superior a R$ 400 mil. 
Os brinquedos instalados na praça foram adquiridos por meio de emenda parlamentar destinada pela deputada estadual Nadine Anflor (PSD), enquanto o restante da obra foi executado com recursos próprios do município.
“Quando revisitei as demandas apontadas pelos moradores durante a construção do Plano Diretor, a revitalização desta praça aparecia entre os pedidos mais frequentes. Hoje poder entregar esse espaço para a comunidade é motivo de muita alegria”, afirmou a prefeita.

Além das obras já confirmadas, a Administração Municipal também trabalha no planejamento de um futuro complexo esportivo aberto próximo à área do novo Fórum. O projeto ainda depende da captação de recursos, mas já integra o planejamento urbano para a região.

“Estamos pensando na Ibirubá dos próximos dez, vinte e trinta anos. O desenvolvimento precisa ser planejado e acompanhado de investimentos em educação, infraestrutura, lazer e qualidade de vida. É isso que estamos construindo para o Planalto e para toda a cidade”,  concluiu Jaqueline.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeita anuncia novo parque de máquinas e projeta modernização da estrutura

Mais do que a chegada recente de equipamentos, o anúncio da prefeita Jaqueline Brignoni Winsch teve como foco um projeto maior

24 de Abril, 2026

Edite Neuland terá nome eternizado na casa da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Falecida em 2021, Edite agora terá sua memória eternizada em um espaço muito especial na comunidade

29 de Maio, 2026

Da vocação à liderança no cuidado: a trajetória e os desafios de quem vive a enfermagem

Entre plantões, perdas e nascimentos, a enfermagem que sustenta a vida

22 de Maio, 2026