
Em mais uma grande conquista para a população, a Administração Municipal de Ibirubá garantiu 40 casas populares através do programa estadual “A Casa é Sua – Calamidade”, com um investimento superior a R$ 6 milhões captados junto ao Governo do Estado. A notícia foi confirmada após publicação no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, na última terça-feira, dia 09, e marca um avanço significativo na política habitacional do município.
Desde o início de 2025, a Administração Municipal trabalhou intensamente para viabilizar o projeto. “Recuperamos um programa que estava inviabilizado por falta de área adequada e conseguimos atender a todas as exigências do Estado, a partir da aquisição de um novo terreno, criando as condições necessárias para que futuramente sejam construídas as 40 casas”, explicou a prefeita Jaque. Ela ainda destacou o trabalho sério e comprometido da equipe: “Seguimos firmes e fortes, com lealdade e dedicação, atendendo às necessidades da nossa comunidade”.
O loteamento onde serão erguidas as casas foi adquirido em julho deste ano, com recursos próprios, no valor de R$ 1.386.000,00, e possui 2,8 hectares, localizado no bairro Floresta, na esquina entre a Rua Rui Barbosa (lado par) e a Rua Nenosch e Nesch (lado ímpar). O empreendimento contará com 67 lotes residenciais, além de uma unidade institucional e uma área verde, garantindo planejamento urbano e qualidade de vida aos futuros moradores.
As 40 casas seguem o projeto padrão do Estado, com método de construção em steel frame, oferecendo 59,30 m², distribuídos em 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro acessível, varanda e área de serviço. A prioridade será destinada às famílias que vivem em áreas de risco, como regiões de desmoronamento, alagamentos ou APPs.
Com a área do loteamento já supervisionada por técnicos do Estado, os projetos de infraestrutura em elaboração e posterior execução, e a abertura das matrículas encaminhadas, o município agora aguarda a assinatura do termo de cooperação e posteriormente, será publicado o edital de chamamento, que definirá os beneficiários das unidades habitacionais.
A conquista reforça o compromisso da Administração Municipal em oferecer moradia digna, promovendo inclusão social, segurança e qualidade de vida para a população ibirubense, consolidando um marco histórico na política habitacional do município