15 de abril, 2024 09h04m Comunidade por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Prefeitura de Ibirubá adota pagamento digital do IPTU para facilitar a vida de ibirubenses

A decisão de migrar para o pagamento digital do IPTU foi tomada visando reduzir custos e evitar problemas

A Prefeitura de Ibirubá está implementando medidas importantes para modernizar e simplificar os processos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A decisão de migrar para o pagamento digital do IPTU foi tomada visando reduzir custos e evitar problemas relacionados ao envio de carnês pelos correios. 

Agora, os contribuintes têm a facilidade de acessar o IPTU online através do site oficial da Prefeitura de Ibirubá. O assunto ganhou repercussão nas redes sociais após contribuintes manifestarem dúvidas sobre o formato de quitação do imposto municipal. Formas de pagamento e incentivos: Carlota Artmann, secretária da Fazenda, enfatiza que o novo sistema oferece diversas opções de pagamento, incluindo o uso do PIX, código de barras, além da tradicional quitação em agências bancárias ou lotéricas. O pagamento digital é destacado como seguro e instantâneo, proporcionando aos contribuintes a certeza de que sua quitação será registrada imediatamente. Para incentivar o pagamento à vista, a Prefeitura está oferecendo descontos especiais, e o prazo para quitar o IPTU foi estendido até 10 de maio. Mesmo os contribuintes com atrasos têm a oportunidade de regularizar sua situação, embora estejam sujeitos a correções e possíveis juros. Desafios da Digitalização: A transição para o protocolo digital na prefeitura é reconhecida como um processo que demanda treinamento e adaptação por parte dos funcionários e sistemas. Carlota destaca a importância de superar esses desafios para garantir a eficácia e a segurança dos novos métodos de pagamento. Nota Fiscal Eletrônica para Produtores Rurais: Além das mudanças no pagamento do IPTU, há discussões em curso sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas para produtores rurais. A secretária indica que essas mudanças podem trazer desafios logísticos que precisam ser cuidadosamente endereçados pela administração municipal. Importância da Comunicação e Educação Digital: Ressaltando a importância da comunicação eficaz, Carlota destaca a necessidade de promover a educação digital na comunidade para informar os contribuintes sobre as mudanças e incentivar o uso dos meios digitais. Essa conversa revela os esforços da Prefeitura de Ibirubá em acompanhar as demandas da era digital, ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios inerentes à transição para processos administrativos mais eficientes e seguros. A implementação do pagamento digital do IPTU é apenas o primeiro passo rumo a uma administração mais moderna e acessível.

Publicidade

Notícias relacionadas

Acadêmicos da Pitanga é a novidade do carnaval fora de época de Ibirubá

Marcado para acontecer no próximo domingo (18), o desfile das escolas de samba em Ibirubá terá uma escola de samba local para abrir a noite

16 de fevereiro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias