04 de Fevereiro, 2025 09h02mEducação Destaque por ASCOM IFRS

Em 2024, cerca de 80 imigrantes, aprenderam português através de aulas gratuítas

Além do ensino do idioma, o curso fortalece o acolhimento e a inclusão de imigrantes haitianos, senegaleses e de outras nacionalidades.

O curso Português como Língua de Acolhimento, ofertado pelo IFRS de Ibirubá  promoveu em 2024, não apenas o aprendizado da língua, mas também a integração de imigrantes na comunidade.

O curso Português como Língua de Acolhimento foi coordenado pela professora Silvani Lopes Lima, em colaboração com as professoras Fernanda Schneider e Camila de Almeida Lara. Em 2024, foram ofertadas duas edições do curso, dois módulos de 20 horas, totalizando 80 estudantes participantes. A primeira turma encerrou as atividades no dia 3 de outubro, contando com 44 cursistas certificados. E a segunda oferta do curso se encerrou no dia 12 de dezembro, em que mais 36 alunos foram certificados. A professora Fernanda citou que “o público demonstra interesse na proposta e compartilha a necessidade de realização das aulas tanto para o aperfeiçoamento na língua portuguesa quanto para o pedido de naturalização”. Além do aprendizado da língua, o curso proporciona a integração do público atendido na instituição e na comunidade.
A professora Silvani, coordenadora do projeto, participa desse trabalho desde a primeira edição em 2015, quando ela havia recém chegado ao Campus Ibirubá, “a sensação de atuar no curso foi sempre de gratidão e aprendizado mútuo”, destaca ela. A ideia não é apenas oferecer um curso de português, mas um espaço de acolhimento e convivência , promovendo a integração completa com a língua. Silvani ainda enfatiza sua realização pessoal: “Sinto-me muito bem em contribuir com o aprendizado da língua portuguesa junto aos imigrantes haitianos, senegaleses e de outras proveniências que têm chegado até nós, e mais feliz ainda pelo carinho e reconhecimento que tenho recebido”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Neri Vaz, o camelô que virou símbolo de resistência e história em Ibirubá

Há 32 anos na mesma esquina, vendedor compartilha trajetória marcada por luta, fé e generosidade

12 de Setembro, 2025

Coragem em degraus: a jornada de Josi Pinto, da cozinha ao comando

De origem humilde em Quinze de Novembro, Josi Pinto construiu em Ibirubá duas referências no ramo alimentício

05 de Setembro, 2025

Roda de conversa destacou os 19 anos da Lei Maria da Penha em Ibirubá

Autoridades e comunidade reforçaram a importância da conscientização para efetividade da lei

05 de Setembro, 2025