20 de Fevereiro, 2026 10h02mEducação Destaque por REDAÇÃO INTEGRADA

Unicruz busca apoio político para plano de recuperação e recebe ex aluno e hoje deputado

Reunião na reitoria reforça articulação institucional e mobilização da bancada gaúcha em Brasília

A Universidade de Cruz Alta (Unicruz) recebeu, na manhã da sexta-feira (13), o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) e integrantes da executiva municipal do partido para uma reunião no gabinete da reitoria. O encontro marcou mais um passo na agenda de relações institucionais da nova gestão, que busca apoio político para o processo de recuperação financeira e fortalecimento acadêmico da instituição.
Participaram da recepção a reitora Sirlei de Lurdes Lauxen, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Antônio Escandiel de Souza, e a pró-reitora de Graduação, Vera Lúcia Freitag. A comitiva do deputado foi composta pelo presidente do PDT de Cruz Alta, Orestes Luza; pelo delegado regional do Trabalho, Hélio Emelau; pelo vereador de Ijuí, Pompeo Filho; pela ex-vereadora Ana Paula Coelho; pela assessora parlamentar da base de Ijuí, Tábata Bertholdo; e pelo assessor da base de Porto Alegre, David Pereira.
Durante a reunião, a reitora apresentou um panorama das ações implementadas desde a posse da nova gestão, em 12 de dezembro. Segundo Sirlei, a prioridade tem sido a execução de um plano estratégico voltado ao equilíbrio financeiro e à manutenção das atividades acadêmicas.
Ela ressaltou que as medidas adotadas buscam soluções de curto prazo, especialmente diante das demandas de custeio e reorganização administrativa.
Entre as ações já realizadas, Sirlei destacou visitas aos municípios de Boa Vista do Cadeado e Panambi, onde foram apresentados aos prefeitos e gestores da Educação os programas de concessão de bolsas de estudo por meio de parcerias com as prefeituras. Em Cruz Alta, o programa “Jovens Brilhantes” já garantiu 55 bolsas integrais nos últimos dois anos.
“Isso tem estimulado e renovado as expectativas por novos acadêmicos”, afirmou a reitora, ao enfatizar que a universidade mantém um corpo docente altamente qualificado em seus 11 cursos de graduação e conceito 5 — nota máxima do Ministério da Educação (MEC) na última avaliação institucional.
Sirlei também informou que, após o período de recesso administrativo e férias de prefeitos e vice-prefeitos, as visitas aos municípios do Alto Jacuí serão retomadas a partir de março, com o objetivo de ampliar as parcerias regionais.
O deputado Pompeo de Mattos classificou como urgente a convocação da bancada gaúcha no Congresso Nacional para apoiar a universidade. Segundo ele, a audiência em Brasília deve contar com ampla mobilização regional.
“A universidade não pode ir sozinha, mas com uma expressiva representação que demonstre o quanto ela é fundamental para o desenvolvimento local e regional. Isso é fundamental para fazer essa virada de chave”, afirmou o parlamentar.
Pompeo colocou seu gabinete em Brasília e a intermediação dos assessores no Rio Grande do Sul à disposição da Unicruz. Ele destacou que sua ligação com a instituição é também pessoal, já que é egresso do curso de Direito, turma de 1982.
“Essa pauta tem a ver com uma retribuição devida à universidade que foi responsável pela minha formação acadêmica. Vamos alavancar essa situação em busca de uma solução para a Unicruz”, garantiu.
Com 44 anos de trajetória política, Pompeo reconheceu as dificuldades enfrentadas pelas universidades comunitárias gaúchas, mas reforçou o compromisso com a instituição de Cruz Alta.

Publicidade

Notícias relacionadas

Quaresma marca início de 40 dias de reflexão e preparação espiritual para a Páscoa cristã

Período convida fiéis à revisão de atitudes e ao fortalecimento da fé.

20 de Fevereiro, 2026

Deputado Carlos Gomes destaca apoio a Ibirubá, reforça perfil municipalista de seu partido

Parlamentar ressaltou envio de recursos ao município, celebrou a posse de Sérgio Peres na Assembleia Legislativa

06 de Fevereiro, 2026

Câmara de Ibirubá aprova vale-alimentação para prefeito e secretários sob forte debate ético

A aproximação de discursos entre situação e oposição neste tema reforça a dimensão política do episódio

30 de Janeiro, 2026