21 de Fevereiro, 2025 09h02mDengue por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Quinze de Novembro registra médio risco para Aedes aegypti no primeiro LIRAa de 2025

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 realizado em Quinze de Novembro revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, classificando o município em médio risco para epidemias de dengue, zika e chikungunya.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 realizado em Quinze de Novembro revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, classificando o município em médio risco para epidemias de dengue, zika e chikungunya. O valor está acima do índice satisfatório, que é de até 0,9%, segundo critérios do Ministério da Saúde.
Os principais focos do mosquito foram encontrados em lixo domiciliar, como potes, pneus, piscinas e bebedouros, reforçando a necessidade de cuidados redobrados por parte da população. O levantamento foi conduzido pelas Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município, que seguem monitorando e orientando os moradores sobre a importância da prevenção.
Apesar do índice preocupante, as autoridades alertam que a situação pode ser controlada com o apoio da população. A recomendação é que cada morador elimine possíveis criadouros em suas residências, evitando o acúmulo de água parada.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como manter caixas d'água fechadas, descartar corretamente materiais que possam acumular água e utilizar repelentes para evitar picadas do mosquito

Publicidade

Notícias relacionadas

Procuradoria da Mulher é inaugurada em Quinze de Novembro com foco no acolhimento

'Se tiver algo errado acontecendo na sua casa, avise. Nós vamos lá meter a colher, sim'', disse a procuradora.

29 de Agosto, 2025

Câmara de Quinze de Novembro homenageia cavalarianos e tradicionalistas

Homenagem celebrou o feito histórico dos Cavaleiros do Vento e do CTG Querência do Sul

19 de Setembro, 2025

Neuromodulação abre caminhos para avanços no tratamento de transtornos do desenvolvimento

Com um olhar apaixonado pelo funcionamento da mente humana, Valéria defendeu que a saúde mental precisa ser cuidada com o mesmo zelo que o corpo físico

22 de Agosto, 2025