24 de Março, 2025 15h03mCultura por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Cultura de Ibirubá busca ampliar inclusão e diversificar eventos em 2025

Em entrevista Liliane Marcon Vicente detalhou projetos culturais, ações para inclusão de etnias e foco em memória e identidade local

Coordenadora Liliane também abordou o calendário oficial de eventos do município, elaborado de forma colaborativa

A cultura de Ibirubá está passando por uma nova fase, voltada à valorização da memória local, à promoção de eventos mais inclusivos e à criação de oportunidades para que todas as etnias e expressões culturais se sintam representadas. Essa foi a tônica da entrevista concedida pela coordenadora de Cultura do município, Liliane Marcon Vicente, ao canal do Jornal O Alto Jacuí, em transmissão ao vivo também pela Rádio Cidade 104.9 FM.
Liliane, que assumiu a pasta em 2024, falou com clareza sobre os desafios de conduzir políticas culturais em um município que completou 70 anos de emancipação política e que carrega um forte legado de imigração europeia, mas também de presença afro-brasileira e de novas comunidades, como haitianos e senegaleses.
“Chegamos na cultura no momento em que as comemorações dos 70 anos de Ibirubá já estavam em andamento, o que exigiu muito empenho inicial. Mas agora estamos estruturando com mais calma o planejamento para o ano inteiro, com ações que vão além de eventos pontuais. Queremos integrar mais a comunidade e dar visibilidade para setores que historicamente tiveram pouca representatividade”, destacou Liliane.

A trajetória da coordenadora e a visão sobre cultura
Natural de Getúlio Vargas e morando há 13 anos em Ibirubá, Liliane Marcon Vicente tem formação em administração e experiência prévia em várias frentes do serviço público e privado. Atuou no Cartório de Registro Civil, coordenou o CRVA por cinco anos, foi assessora parlamentar na Câmara de Vereadores, e também trabalhou no Consórcio Comaja, onde teve contato direto com políticas de turismo regional. Essa trajetória lhe deu base para assumir a coordenadoria de Cultura, que integra a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.
“Trabalhar com cultura é trabalhar com diversidade, com diferentes formas de expressão e de memória. E cultura não pode ser tratada como algo supérfluo. Um povo sem cultura perde sua identidade, e nosso objetivo é garantir que todas as formas culturais tenham espaço em Ibirubá”, afirmou.

Reorganização do Conselho de Cultura e ações inclusivas
Uma das primeiras ações da nova gestão cultural é a reorganização do Conselho Municipal de Cultura, cuja presidência permanece com Diogo Rüdel, ex-patrão do CTG Rancho dos Tropeiros. “Estamos ampliando a composição do Conselho para incluir setores até então pouco representados, como as comunidades afrodescendentes e imigrantes. Queremos promover eventos de troca cultural, como rodas de conversa e atividades específicas com haitianos e senegaleses que vivem em Ibirubá. Eles também têm direito a espaços de visibilidade e expressão”, comentou Liliane.
Ela reconheceu que a cidade ainda carece de políticas públicas efetivas de valorização da cultura afro-brasileira, mas afirmou que está em diálogo com a Secretaria de Educação e outras lideranças locais para ampliar a representatividade. “Já estamos planejando ações voltadas a essas comunidades, que são fundamentais também na economia e na construção social da cidade.”

Museu, Biblioteca e promoção da memória
Liliane enfatizou a importância do Museu Municipal e da Biblioteca Pública Municipal como centros de preservação e promoção da cultura. “Muita gente não conhece a riqueza desses espaços. No museu, temos um acervo significativo da história local, e estamos preparando para março uma exposição inédita dos trajes das antigas soberanas de Ibirubá. Em abril, a biblioteca celebra aniversário e faremos um Encontro Municipal de Literatura, com participação ativa de escolas e alunos”, explicou.
A coordenadora destacou ainda o papel dos profissionais que atuam nesses espaços, como as professoras Salete e Ivanisa, que recebem visitantes no museu, e o bibliotecário Jorge Ferreira, que coordena um amplo acervo de livros e jornais.

Publicidade

Eventos culturais e calendário anual
A Prefeitura lançou, com apoio da Coordenadoria de Cultura, o calendário oficial de eventos do município para 2025, com QR Codes espalhados pela cidade, permitindo acesso digital à programação. “Esse calendário foi elaborado com participação das entidades e associações, e traz imagens que remetem à identidade cultural de cada mês, como a Semana Farroupilha, o Mês da Mulher, entre outros. Foi um esforço coletivo, e estamos muito orgulhosos do resultado”, destacou.
Eventos como a Feira do Livro (FIBI), em agosto, e o baile das soberanas, em novembro, já estão confirmados. Segundo Liliane, a feira deste ano terá foco nos autores locais, incluindo a participação da Academia Ibirubense de Letras, e também promoverá ações de inclusão, com atividades voltadas às crianças e pessoas com deficiência.
Expoibi e a carência de um parque de eventos
A Expoibi, prevista para o segundo semestre, será organizada pela ACISA, com apoio da prefeitura. A feira deverá contar com shows nacionais e maior foco no comércio local. “Infelizmente, não teremos ainda um parque municipal de eventos, mas esse é um projeto em andamento. A prefeita Jaqueline já iniciou conversas para viabilizar a construção desse espaço, que será fundamental para o futuro de grandes eventos em Ibirubá”, explicou.

Turismo local e o roteiro “Essência do Viver”
Liliane revelou que, além da cultura, também responde pelo setor de turismo. Uma de suas metas é reativar e dar visibilidade ao roteiro “Essência do Viver”, que integra propriedades como agroindústrias, artesanato e experiências rurais. “Temos locais lindos, como o hortelã da Maria Luiza Prest, o Sítio da Lagoa, a casa da artesã Clarice e a residência da Carolina Câmara, que faz um trabalho cultural com foco no tradicionalismo. Vamos divulgar melhor esse roteiro e atualizar o site da prefeitura com informações sobre gastronomia e hospedagem.”

Natal e novos projetos culturais
Ao final da entrevista, a coordenadora respondeu sobre críticas à ornamentação do Natal de 2024, considerada pobre pela população. “Estamos preparando um Natal 2025 com mais investimento em decoração e programação. Já teremos um vislumbre do que está por vir na Páscoa, que terá uma proposta inovadora. A comunidade pode esperar um ano mais movimentado culturalmente, com retomada de atividades e novas atrações”, garantiu. Liliane encerrou agradecendo a equipe da Secretaria de Educação, que tem apoiado a cultura, e reiterou seu compromisso com a comunidade. “Vim para Ibirubá há 13 anos, fui acolhida e hoje me sinto ibirubense. Quero retribuir isso promovendo ações que valorizem as pessoas, a história e a cultura da cidade.”

 

Publicidade

Notícias relacionadas

Novo Fórum de Ibirubá será referência em tecnologia e sustentabilidade no Judiciário gaúcho

O novo espaço trará avanços não apenas no aspecto físico, mas também na qualidade dos serviços prestados

09 de Junho, 2025

Cinco meses de presidência na Câmara de Ibirubá marcam gestão firme e busca por modernização

Presidente da Câmara destaca equilíbrio entre legalidade, diálogo político e controle dos gastos públicos

09 de Junho, 2025

AGCO entrega Centro de Desenvolvimento em Ibirubá e reforça protagonismo global em tecnologias de plantio

O local inicia suas operações com uma equipe de engenheiros e técnicos composta por 35 profissionais

26 de Maio, 2025