09 de Junho, 2023 09h06mCruz Alta por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Dom Nélio Domingos é empossado como Bispo da Diocese de Cruz Alta

Poucos dias após tomar posse como o 5º bispo diocesando da Diocese de Cruz Alta, Dom Nélio Domingos conversou com a reportagem do OAJ na Mitra Diocesana em Cruz Alta.

Poucos dias após tomar posse como o 5º bispo diocesando da Diocese de Cruz Alta, Dom Nélio Domingos conversou com a reportagem do OAJ na Mitra Diocesana em Cruz Alta. No domingo (14),  a Catedral da Diocese de Cruz Alta tinha sido o palco de uma celebração festiva, com a participação de centenas de pessoas, que marcou a posse oficial de Dom Nélio Domingos Zortea. Bispos de todo o Regional Sul 3 da CNBB, padres, diáconos, religiosos e religiosas, tanto da Diocese de Cruz Alta quanto de outras dioceses, estiveram presentes para acolher com alegria o novo líder espiritual.


Dom Nélio compartilhou um pouco de sua trajetória vocacional. Ele descreveu como a vida da igreja sempre esteve presente em sua família e como, desde jovem, sentiu o chamado para o sacerdócio. Nascido em Iraí, o bispo mudou-se ainda criança com os pais para o estado do Paraná, onde iniciou seus estudos e sua jornada. Após concluir seus estudos na escola normal, o novo pastor da igreja católica estudou filosofia e teologia, foi ordenado diácono e posteriormente presbítero, dedicando-se ao trabalho no seminário menor da Arquidiocese de Cascavel. Com o passar dos anos, foi designado para uma paróquia próxima ao seminário, onde atuou por dois anos. Dom Nélio contou para nossa reportagem o momento que, na casa paroquial, recebeu uma ligação e do outro lado alguém o informava que o Papa Francisco havia o proclamado bispo. Ele fora então designado para ser o bispo da diocese de Jataí, em Goiás. Dez anos depois, o bispo foi designado para a diocese de Cruz Alta. Ele expressou a gratidão e o carinho pela acolhida e falou sobre os primeiros dias e a missão frente a nova diocese.


Desde o anúncio de sua nomeação, Dom Nélio tem recebido mensagens e congratulações. Ele agradeceu a todos que manifestaram alegria e contentamento e ressaltou sua disponibilidade para servir. Dom Nélio mencionou que não traz um projeto pré-definido, mas sim o compromisso de seguir os fundamentos da igreja, como as sagradas escrituras, a tradição e o magistério. Ele está empenhado em conhecer a diocese, suas regiões pastorais e suas necessidades, visando caminhar em unidade com os fiéis e promover o cuidado com todos. Amanhã (03) ele estará em Ibirubá para a realização de uma crisma na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Na Rua Diniz Dias, centro da cidade.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Procuradoria da Mulher é inaugurada em Quinze de Novembro com foco no acolhimento

'Se tiver algo errado acontecendo na sua casa, avise. Nós vamos lá meter a colher, sim'', disse a procuradora.

29 de Agosto, 2025

De servente de pedreiro a gerente do Banco do Brasil da cidade natal

Após 17 anos, um ibirubense volta a comandar a agência local, que possui a segunda maior carteira agro do Estado

17 de Novembro, 2025

Gilson Freiberg conquista título de bolão da melhor idade com equipe de Caxias do Sul

Ibirubense integra time tricampeão da categoria Melhor Idade Masculino

17 de Novembro, 2025