08 de Março, 2024 09h03mcoprel por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Coprel assina financiamento da PCH Santo Antônio do Jacuí

O primeiro dia da Expodireto 2024, realizada em Não-Me-Toque, foi marcado por uma significativa celebração protagonizada pela Cooperativa de Geração de Energia Coprel.

O primeiro dia da Expodireto 2024, realizada em Não-Me-Toque, foi marcado por uma significativa celebração protagonizada pela Cooperativa de Geração de Energia Coprel. O destaque do evento foi a assinatura do financiamento de R$66 milhões com o Banco Regional para o Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), garantindo assim a continuidade da construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Santo Antônio do Jacuí, localizada entre os municípios de Mormaço e Victor Graeff. A obra, que já teve início, tem previsão de conclusão até dezembro de 2025.
O importante marco ocorreu nas instalações do BRDE, situado no parque da Expodireto, e contou com a presença ilustre de diversas autoridades. Entre os participantes estavam o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Governador do Estado, Eduardo Leite, o Vice-Presidente do BRDE, Ranolfo Vieira e o Presidente da Cotrijal e da própria feira, Nei César Manica. Também marcaram presença os dirigentes da Coprel, incluindo Mateus Stefanello, Facilitador de Novos Negócios e Inovação, Edson Pedrotti, Facilitador de Atendimento e Suporte, Elso Scariot, vice-presidente da Coprel Energia, e Silvio Borguetti, secretário da Coprel Geração.
A nova Pequena Central Hidrelétrica Santo Antônio do Jacuí terá uma capacidade de produção impressionante, atingindo 5,2 MW, e se tornará a 12ª usina da Coprel. Com a assinatura do financiamento, a cooperativa reforça seu compromisso com a geração de energia limpa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento regional e consolidando sua posição de destaque no setor de energia renovável. A conclusão desta obra está alinhada com a visão estratégica da Coprel de ampliar sua capacidade de produção energética, contribuindo para a matriz elétrica brasileira de forma responsável e inovadora.

Publicidade

Notícias relacionadas

De servente de pedreiro a gerente do Banco do Brasil da cidade natal

Após 17 anos, um ibirubense volta a comandar a agência local, que possui a segunda maior carteira agro do Estado

17 de Novembro, 2025

A força da união e o poder do cooperativismo

Filho de agricultores, Lecian nasceu no interior de Ibirubá, em Santo Antônio do Umbu.

17 de Novembro, 2025

Gilson Freiberg conquista título de bolão da melhor idade com equipe de Caxias do Sul

Ibirubense integra time tricampeão da categoria Melhor Idade Masculino

17 de Novembro, 2025