11 de Novembro, 2024 14h11mprefeitura de ibirubá por Jornalista - Cristiano Lopes

Empenhos não liquidados são os destaques da primeira reunião da equipe de transição

Equipe de transição reforça orientações ao comércio e reafirma compromisso com a legalidade e a responsabilidade fiscal

Rogério Oliveira, Everton Lagemann, Tuta Rebelato, Pedro Henrique Stefanello Alves, Éder Donato, Lair Lagemann, Jair Scortegagna, Graciela Klein Campos, Viviane Kanitz Gentil e Lúcia Fernanda Wohlenberg
Rogério Oliveira, Everton Lagemann, Tuta Rebelato, Pedro Henrique Stefanello Alves, Éder Donato, Lair Lagemann, Jair Scortegagna, Graciela Klein Campos, Viviane Kanitz Gentil e Lúcia Fernanda Wohlenberg

A primeira reunião oficial da equipe de transição do governo municipal de Ibirubá ocorreu em 4 de novembro de 2024, marcando o início das atividades que visam assegurar uma mudança de gestão organizada e transparente. Logo após o encontro, foi divulgada uma nota oficial com orientações voltadas, principalmente, ao comércio local sobre o encerramento das despesas públicas de 2024.

Segundo a equipe, é fundamental que todas as despesas deste ano estejam devidamente registradas e quitadas até o final de 2024. “Informamos ao comércio local que qualquer serviço, material ou produto entregue ao município em 2024, sem o devido empenho, deve seguir as orientações descritas”, destaca a nota assinada pelos coordenadores da transição, Jair Luiz Scortegagna e Viviane Kanitz Gentil
A preocupação central da equipe de transição é assegurar que o município respeite as regras de execução de despesas, em conformidade com a Lei 4.320/64. De acordo com essa legislação, despesas sem empenho – ou seja, aquelas que não foram registradas e planejadas adequadamente – não poderão ser pagas em 2025, após a nova administração assumir.
Responsabilidade com as finanças públicas
Os coordenadores explicam que, a partir de janeiro de 2025, não será possível realizar empenhos retroativos para despesas de 2024, o que significa que todos os pagamentos pendentes devem ser resolvidos ainda este ano. “Orientamos o comércio a confirmar junto à Prefeitura Municipal se seus serviços, produtos ou materiais entregues estão corretamente empenhados e liquidados”, reforça a nota.
Os dispositivos da Lei 4.320/64 foram destacados pela equipe para embasar as orientações e assegurar a legalidade da transição. Conforme o Art. 58, o empenho de despesa é um ato que cria uma obrigação de pagamento ao Estado, e o Art. 60 reforça que é proibida a realização de despesas sem esse registro prévio. Além disso, a legislação veda a realização de empenhos que excedam os limites dos créditos concedidos, especialmente no último mês do mandato do prefeito, para evitar compromissos financeiros desnecessários.
Compromisso com a transparência
A equipe de transição reafirmou o compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal, enfatizando que os procedimentos serão seguidos de acordo com os princípios legais e em respeito aos munícipes. “Estamos empenhados em conduzir uma transição que respeite os preceitos legais e garanta a continuidade dos serviços públicos sem irregularidades”, declara Jair Scortegagna.
Esse cuidado é visto como essencial para que a nova administração possa iniciar seu trabalho em 2025 sem entraves financeiros herdados, garantindo, assim, uma governança responsável. A equipe incentiva que dúvidas e consultas sobre os empenhos possam ser feitas diretamente com a Prefeitura.

Publicidade

Notícias relacionadas

Gilson Freiberg conquista título de bolão da melhor idade com equipe de Caxias do Sul

Ibirubense integra time tricampeão da categoria Melhor Idade Masculino

17 de Novembro, 2025

Prevenção e autocuidado são os pilares de uma vida mais leve e saudável

Saúde feminina e emocional caminham juntas, afirma Dra. Juliana Mariotti em entrevista inspiradora

24 de Outubro, 2025

Tia Sissi e os sabores da memória: 30 anos de afeto na cozinha da Escola General Osório

Único brasileiro a acompanhar os 80 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, esteve em Ibirubá

05 de Setembro, 2025