27 de Janeiro, 2025 10h01mibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Serviço de Castramóvel segue funcionando regularmente com agendamento

Serviço de Castramóvel segue funcionando regularmente com agendamento A Administração Municipal esclarece que o serviço de castração realizado pelo Castramóvel está acontecendo de maneira regular, atendendo à demanda da população.

Serviço de Castramóvel segue funcionando regularmente com agendamento
A Administração Municipal esclarece que o serviço de castração realizado pelo Castramóvel está acontecendo de maneira regular, atendendo à demanda da população. Contudo, apesar de ser um serviço móvel, o deslocamento do Castramóvel para outros espaços públicos é uma tarefa complicada, já que pode ocasionar danos aos materiais internos, como bandejas, medicamentos e equipamentos necessários para os procedimentos.
As castrações acontecem de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã, com a realização de três procedimentos diários (para cães ou gatos, machos ou fêmeas), mediante agendamento prévio e orientação de cuidados no pré-operatório. A médica veterinária Estela Maier e a auxiliar de veterinária Tamires Metzdorf são as profissionais responsáveis pelo serviço.
Atualmente, a fila de espera é de cerca de seis meses. A demora no atendimento se deve a alguns fatores, como a prioridade dada aos animais recolhidos pelas voluntárias da ONG, que são animais de rua e não possuem donos. Estes recebem a castração antes dos animais com tutores.
Outro motivo para a demora é a falta de comparecimento de alguns responsáveis nos horários agendados. Segundo a veterinária Estela Maier, é comum que as pessoas agendem o serviço e, no dia marcado, não levem o animal para o procedimento, o que impede a realização de outro atendimento, devido à preparação necessária antes da cirurgia.
A comunidade interessada pode se inscrever presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Ambiental, localizada na Rua Firmino de Paula, 799, no Bairro Centro. Após a inscrição, os solicitantes entram em uma lista, que é repassada para a veterinária responsável, que entra em contato para agendar a castração.
O município reforça a importância da colaboração da população, informando com antecedência caso não possa comparecer, para que o serviço continue sendo prestado de forma eficiente e sem mais contratempos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Arquimarx sorteia sexta casa e encerra 2025 com celebração regional em Quinze de Novembro

Evento reuniu comunidade, autoridades e clientes no Pavilhão da Agricultura Familiar e distribuiu quatro grandes prêmios

09 de Janeiro, 2026

Entre retomadas e desafios, DMD de Ibirubá fechou 2025 com ginásios cheios e focado nas competições

Planejamento antecipado aponta para um ano esportivo mais estruturado em 2026

09 de Janeiro, 2026

Câmara de Quinze de Novembro inicia novo ciclo com Fabiano Ruppenthal na Presidência

Sessão solene marcou a posse da Mesa Diretora para 2026 e simbolizou a continuidade institucional do Legislativo municipal

09 de Janeiro, 2026