27 de Janeiro, 2025 10h01mibirubá por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Serviço de Castramóvel segue funcionando regularmente com agendamento

Serviço de Castramóvel segue funcionando regularmente com agendamento A Administração Municipal esclarece que o serviço de castração realizado pelo Castramóvel está acontecendo de maneira regular, atendendo à demanda da população.

Serviço de Castramóvel segue funcionando regularmente com agendamento
A Administração Municipal esclarece que o serviço de castração realizado pelo Castramóvel está acontecendo de maneira regular, atendendo à demanda da população. Contudo, apesar de ser um serviço móvel, o deslocamento do Castramóvel para outros espaços públicos é uma tarefa complicada, já que pode ocasionar danos aos materiais internos, como bandejas, medicamentos e equipamentos necessários para os procedimentos.
As castrações acontecem de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã, com a realização de três procedimentos diários (para cães ou gatos, machos ou fêmeas), mediante agendamento prévio e orientação de cuidados no pré-operatório. A médica veterinária Estela Maier e a auxiliar de veterinária Tamires Metzdorf são as profissionais responsáveis pelo serviço.
Atualmente, a fila de espera é de cerca de seis meses. A demora no atendimento se deve a alguns fatores, como a prioridade dada aos animais recolhidos pelas voluntárias da ONG, que são animais de rua e não possuem donos. Estes recebem a castração antes dos animais com tutores.
Outro motivo para a demora é a falta de comparecimento de alguns responsáveis nos horários agendados. Segundo a veterinária Estela Maier, é comum que as pessoas agendem o serviço e, no dia marcado, não levem o animal para o procedimento, o que impede a realização de outro atendimento, devido à preparação necessária antes da cirurgia.
A comunidade interessada pode se inscrever presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Ambiental, localizada na Rua Firmino de Paula, 799, no Bairro Centro. Após a inscrição, os solicitantes entram em uma lista, que é repassada para a veterinária responsável, que entra em contato para agendar a castração.
O município reforça a importância da colaboração da população, informando com antecedência caso não possa comparecer, para que o serviço continue sendo prestado de forma eficiente e sem mais contratempos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Grupo de apoio ajuda a largar o cigarro com acolhimento e tratamento gratuito

Inscrições para o novo grupo de tratamento ao tabagismo ocorrem de 13 a 15 de agosto no CAPS. Início das atividades será em setembro.

08 de Agosto, 2025

Comunidades de terreiro reagem a áudio ofensivo com carta aberta

Quatro casas de Umbanda da cidade denunciam intolerância religiosa

08 de Agosto, 2025

Municipal de campo terá novo formato com foco nos atletas locais e 6 times confirmados

Competição terá início no mês de setembro com jogos noturnos durante a semana e diurnos nos finais de semana

01 de Agosto, 2025