13 de Janeiro, 2025 09h01mibirubá por Andrei Grave- Repórter Rádio Cidade 104.9 e Jornal OAJ

Projeto quer nomear palco da praça em homenagem a Cláudio Augusto da Motta

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibirubá realizada em 2024, uma proposta carregada de simbolismo surgiu entre os debates: a nomeação do palco de eventos da Praça General Osório como “Palco de Eventos Cláudio Augusto da Motta”.

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibirubá realizada em 2024, uma proposta carregada de simbolismo surgiu entre os debates: a nomeação do palco de eventos da Praça General Osório como “Palco de Eventos Cláudio Augusto da Motta”. A iniciativa, apresentada no Projeto de Lei nº 013/2024, foi lida em plenário e seguiu para apreciação das comissões competentes. A proposição foi assinada por todos os vereadores.
Cláudio Augusto da Motta tinha 44 anos quando faleceu, em março de 2021, em decorrência da covid-19. Conhecido por sua atuação destacada como fisioterapeuta e músico, deixou um legado de dedicação e compromisso com a cultura e o bem-estar da comunidade. Por quase 30 anos tocou gaita ao lado do companheiro Fernando Pereira Bittencourt, na famosa dupla Fernando & Motta. Em julho de 2020 a dupla realizou uma live solidária e arrecadou mais de R$ 50 mil em doações para o Hospital da Comunidade Annes Dias. Foi simpatizante de diversos movimentos sociais, entre eles a Associação de Defesa Ambiental AVIDA.
A proposta de dar seu nome ao palco de eventos busca eternizar a memória de suas contribuições em um espaço que deve abrigar jovens artistas locais e regionais em busca de espaço e visibilidade. O palco da Praça General Osório, com sua posição central e sua vocação para reunir famílias, artistas e cidadãos, será transformado em um monumento de lembrança e respeito à história local.
A praça, que já é um ponto de referência para a cultura e o lazer na cidade, ganhará um elemento ainda mais significativo. Para os moradores de Ibirubá a homenagem representa mais do que um simples nome: é a materialização de um reconhecimento ao tradicionalismo e a música de quem levou para o Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia o nome da Terra da Pitangueira do Mato.

Publicidade

Notícias relacionadas

A força da agricultura em Ibirubá: mais de 43 mil hectares em lavouras

Dados da Emater revelam a dimensão da produção agrícola no município, que mantém raízes profundas no campo e mostra equilíbrio entre cultivo, preservação e desenvolvimento

28 de Julho, 2025

Na estrada da solidariedade: motorista e técnica de enfermagem de Quinze de Novembro prestam socorro a vítima em Cruz Alta

A escolha de parar e ajudar revelou o verdadeiro sentido de ser servidor da saúde.

28 de Julho, 2025

No volante da vida: a dedicação de Nilton Martins, há 15 anos como taxista em Ibirubá

Com empatia, pontualidade e respeito, ele é símbolo de uma profissão muito antiga e ainda valorizada

28 de Julho, 2025