24 de Outubro, 2025 09h10mCantigas de Outubro por JORNALISTA CRISTIANO LOPES

Cantigas de Outubro celebra nova turma do projeto Jovens Talentos em Ibirubá

Casa de Cultura de Ibirubá ficou lotada para prestigiar a formatura e escutar boas músicas

A formatura da 5ª turma do projeto Jovens Talentos, do Instituto Filhos do Coração, reuniu a Orquestra Jovens Talentos e os Corais Municipais Adulto e Infantojuvenil Utopia 

Sob a regência dos maestros Nei Leandro Schneider e Leandro Sudbrack, o espetáculo apresentou um repertório eclético, que abrangeu desde clássicos da música popular brasileira, como Roberto Carlos, até ícones do rock internacional, como Deep Purple. A apresentação foi estruturada em três momentos: uma abertura com os corais, seguida pela orquestra e, por fim, uma execução conjunta que emocionou o público.
O projeto Jovens Talentos, principal atração da noite, foi iniciado em 2013 a partir de uma parceria entre o Instituto Filhos do Coração e o Rotary Club de Ibirubá. A iniciativa oferece formação musical a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da rede municipal de ensino. Atualmente, o projeto atende 60 alunos, fornecendo instrumentos, uniformes, transporte, alimentação e acompanhamento de uma assistente social.
Desde 2023, o Instituto é reconhecido pelo Ministério da Cultura como o único Ponto de Cultura de Ibirubá. A manutenção das atividades depende de recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/Pró-Cultura RS) e do apoio de uma rede de parceiros, que inclui a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, Rotary Club, Lions Clube, Sicredi, Cotribá e Casa da Amizade, além de doações de pessoas físicas e jurídicas.
A presidente do Instituto Filhos do Coração, Thaís Wandscheer, agradeceu o apoio da comunidade e ressaltou o impacto do projeto na vida dos participantes. “Eles se dedicaram intensamente para este espetáculo, e ver a Casa de Cultura lotada é o reconhecimento de todo esse esforço. Agradecemos de coração a presença e o apoio de todos os parceiros”, afirmou Wandscheer.
A coordenação musical do Instituto é liderada por Cecília Carmela Schweig, com um corpo docente que inclui os professores maestro Nei Leandro Schneider e Kelvin Fernandes dos Santos. O projeto também conta com a participação dos maestros convidados Renato Santos (madeiras) e Ademir Schmidt (flauta transversal), referências no ensino instrumental no estado.
O evento contou ainda com a participação do Coral Municipal Adulto de Ibirubá, fundado em 1978 e atualmente com 25 integrantes sob a coordenação de Regiane Schiefelbein-Rochel, e do Coral Municipal Infanto juvenil Utopia, que representa a nova geração de cantores do município.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Projeto do IFRS acolhe imigrantes com aulas gratuitas de português em Ibirubá

Iniciativa promove inclusão social e cultural de haitianos, venezuelanos e senegaleses desde 2015

26 de Setembro, 2025

Pastor Marco Feliciano lota Assembleia de Deus de Ibirubá em celebração pelos três anos do culto Conectar

Evento reuniu centenas de fiéis em noite de avivamento e testemunhos de fé.

31 de Outubro, 2025

Cirurgião plástico Marcelo Maino atende em Ibirubá nos dias 18 e 29 de outubro

O cirurgião plástico Dr. Marcelo Maino realizará consultas e procedimentos em Ibirubá neste mês, com agenda confirmada para os dias 18 e 29 de outubro, no consultório localizado junto ao Hospita

13 de Outubro, 2025