
Durante o tradicional encontro com a imprensa promovido pela Farsul na Expointer 2025, o vice-presidente da entidade, Elmar Konrad, chamou atenção para a fragilidade do seguro rural no país. Ele afirmou que a ferramenta, criada para dar suporte em casos de perdas provocadas por eventos climáticos, “na prática deixou de existir há muito tempo”.
Para o dirigente, essa ausência de amparo deixa os produtores ainda mais vulneráveis em um cenário marcado por estiagens e enchentes recorrentes no Rio Grande do Sul desde 2022. “Os agricultores não podem ficar desassistidos diante de crises cada vez mais frequentes. Precisamos de um instrumento confiável e acessível”, ressaltou Konrad.
Ele destacou que a esperança do setor está no projeto de lei nº 2951, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), que propõe a modernização e o fortalecimento do sistema de garantias no Brasil. “É a luz no fim do túnel”, disse o vice-presidente, defendendo a urgência na aprovação da proposta.
Konrad reforçou que a medida é essencial para assegurar previsibilidade ao produtor rural, permitindo planejamento a longo prazo e contribuindo para a sustentabilidade da produção agropecuária gaúcha.