09 de janeiro, 2022 23h01m Região

O protagonismo da mulher que lidera o maior projeto do Comaja

Presidente Marcia Rossatto Fredi conta os detalhes do projeto de asfaltamento inédito na região  

A mulher a cada dia  conquista mais espaço na política. Um processo que é longo e exige muitos desafios. A Prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi, é presidente do Comaja e lidera um dos maiores projetos de pavimentação asfáltica da região, promovido por um consórcio. Um trabalho com várias mãos, parcerias públicos-privadas, diálogos com lideranças, mas que surgiu da ideia de movimento de Márcia. “Foi uma intuição minha, um pensamento meu de ter isso. Acredito que ocupamos esses lugares para fazer o melhor, tive a iniciativa de falar sobre o projeto e isso nos orgulha”, apontou em entrevista a Rádio Cidade e ao Jornal O Alto Jacuí. 

A pavimentação de mais de 60 quilômetros de estradas no Alto Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí, será executava na ERS-506, entre os municípios de Santa Bárbara do Sul e Ibirubá, na ERS-510, entre os os municípios de Fortaleza dos Valos e Cruz Alta, e na ERS-451, entre Não-me-Toque e Colorado. O investimento previsto é de R$ 68,2 milhões, com recursos das empresas Coprel e Farmácias São João, mediante a compensação do ICMS. 

O evento que oficializou o projeto aconteceu no final do mês de dezembro, e reuniu lideranças e o governador do Estado, Eduardo Leite. A presidente do Comaja lembra que foram mais de 50 viagens a Porto Alegre, Santa Catarina, Paraná e Brasília, com objetivo de visitar outros projetos que já estavam em andamento e buscar o apoio dos parlamentares. Em janeiro de 2021, o projeto foi apresentado aos prefeitos da região e logo após vieram a sinalização dos investimentos. “Apresentamos o projeto somente em 2021, pois não queríamos que fosse confundido com um projeto eleitoreiro. Trabalhamos o máximo em silêncio possível, para depois apresentar as lideranças”, destacou. Além da pavimentação, também saíra do papel a Usina de Asfalto do Comaja, que contou com recursos destinados pelo Senador Heinze e pelo Deputado Federal Pedro Westphalen. 

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Márcia afirma que a certeza de que o projeto sairá do papel está no fato de que os recursos não precisam depender do Estado. Mas sim das empresas. A Coprel irá destinar 35 milhões  e a São João 33 milhões, em retorno de ICMS. O Comaja irá trabalhar com um Regime Diferenciado de Contratação, modelo que foi adotado durante a construção dos estádios na Copa do Mundo no Brasil. A partir de uma licitação, que será aberta até o final de janeiro, a empresa precisa apresentar um projeto, que contempla o projeto de engenharia ambiental e asfaltamento. “Quando iniciar a confecção dos projetos de engenharia ambiental, depois de ser aprovado pelo Daer, essa empresa vai executar. A forma que encontramos para viabilizar é nova, vão ser as primeiras rodovias nesse formato”, explicou. 

A escolha pelas três rodovias se deu por alguns motivos. O primeiro deles é a necessidade de mostrar a força da microrregião, e também, a necessidade de serem rodovias próximas para facilitar a fiscalização e acompanhamento do projeto. A presidente destaca a importância e preocupação que o projeto seja executado perfeitamente, isso porque, será acompanhado por diversos órgãos e instituições. “São recursos que estão sendo investidos que demandou esforço, trabalho e dedicação. Sabemos que por ser tão complexo vai ter um olhar da sociedade. Não podemos errar, temos que fazer da maneira mais correta possível”, afirmou.

 Márcia também destaca que o Comaja irá fazer um rateio dos gastos entre os seis municípios que serão beneficiados com as obras, para que os outros 24 não precisem arcar.  O próximo passo agora é abrir a licitação, logo após a empresa escolhida submete o projeto para aprovação do Daer, que depois de aprovado começa a ser executado. As obras irão contemplar na ERS-506, entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul, 18 quilômetros a serem pavimentados. Na rodovia ERS-510, entre Fortaleza dos Valos e Cruz Alta, são 21 quilômetros, até o trevo de acesso da rodovia ERS-223. Por fim, na rodovia ERS-451, que liga Não-Me-Toque a Colorado, são outros 21 quilômetros de extensão.

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