09 de junho, 2023 09h06m Política por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

MDB de Ibirubá se prepara para as eleições de 2024 em busca de coligações e aliados eleitorais

Com pouco mais de um ano faltando para a realização das convenções municipais que vão escolher os candidatos ao paço municipal e a Câmara de Vereadores de Ibirubá, os partidos já se movimentam em busca do melhor cenário para a disputa eleitoral.

Em entrevista a vereadora do MDB Maria Ilani Henkes Lamb falou sobre o horizonte eleitoral do seu partido para as eleições de 2024
Em entrevista a vereadora do MDB Maria Ilani Henkes Lamb falou sobre o horizonte eleitoral do seu partido para as eleições de 2024

Com pouco mais de um ano faltando para a realização das convenções municipais que vão escolher os candidatos ao paço municipal e a Câmara de Vereadores de Ibirubá, os partidos já se movimentam em busca do melhor cenário para a disputa eleitoral. Um deles é o MDB que em 2020, coligado com o PDT, teve como candidato a prefeito Tuta Rebelato e a vice Ademar Zeni. A dupla fez 5.502 votos, 1927 votos a menos que o atual prefeito Abel Grave, vencedor daquela eleição.

Para Maria Ilani Henkes Lamb o cenário de 2024 ainda está em construção e o MDB tem conversado com diversos partidos com a tarefa de aglutinar inclusive descontentes com o Frentão que dá sustentação para o governo de Abel Grave (Republicanos). Ela conta que o MDB já definiu o empresário Carlos Celestino Peukert (Guaica) como um dos possíveis candidatos à majoritária. Segundo ela, nomes como Tuta Rebelato e Rogério Oliveira, que, embora não devam concorrer à prefeitura, seriam excelentes opções do partido para compor uma chapa.
Questionada sobre a possibilidade de o MDB concorrer sozinho ou em uma aliança com outros partidos, a vereadora  expressou acreditar na importância de coligações, visto que competir isoladamente seria difícil. Ela afirmou que o MDB está aberto a conversar com outras siglas e interessados em formar alianças para as eleições. A vereadora mencionou que já estão ocorrendo algumas conversações nesse sentido.

PT não é opção para os emedebistas
Quanto à possível participação do PT em uma coligação,  Maria Ilani  afirmou que, embora não seja a preferência do MDB, eles estão abertos a conversar e considerar diferentes possibilidades, mas destacou que o PT não estaria entre as primeiras opções, ressaltando ser necessário manter o diálogo e analisar as propostas apresentadas pelos diferentes partidos. “O partido está aberto a dialogar e considerar diferentes possibilidades, visando encontrar uma composição que seja benéfica para o município. O cenário político local ainda está em construção, e as negociações futuras definirão as alianças que serão formadas para disputar o pleito eleitoral “, destaca.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

MDB planeja retomar protagonismo no executivo de Ibirubá em 2024 com Tuta Rebelato

No cenário político desde 1988, o emedebista foi o quinto representante dos partidos políticos a participar da série de entrevistas na Rádio Cidade

23 de fevereiro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias