19 de abril, 2023 13h04m ibirubá por Cristiano Lopes

Fetag mobiliza agricultores em Ibirubá pedindo socorro

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (FETAG) realizou uma mobilização na manhã desta quarta-feira (19) em Ibirubá.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (FETAG) realizou uma mobilização na manhã desta quarta-feira (19) em  Ibirubá. A mobilização faz parte da jornada de lutas dos agricultores familiares do Rio Grande do Sul em busca atendimento da pauta de reivindicações da agricultura familiar no Rio Grande do Sul.

O protesto reuniu cerca de 500 agricultores de 11 municípios do Alto Jacuí e se concentrou em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá. O Prefeito de Ibirubá Abel Grave, de Selbach, Michael Kuhn também participaram do ato e deixaram o seu apoio para a manifestação. O presidente da Cotribá, Celso Krug também deixou seu apoio para a manifestação dos agricultores familiares. Segundo Maiquel Junges, coordenador sindical da FETAG no Alto Jacuí, o objetivo do protesto é sensibilizar o governo federal sobre a situação dos agricultores e agricultoras familiares, que estão enfrentando uma estiagem que assola muitos municípios do Estado, incluindo Ibirubá. 

De acordo com ele, desde janeiro, a FETAG tem feito muitas reuniões presenciais e virtuais em Brasília, além de mobilizações em todo o Estado, na tentativa de sensibilizar o governo federal para a situação dos agricultores. Ele destaca que existem cinco pontos fundamentais que estão sendo reivindicados pela federação neste protesto. 

Publicidade

O primeiro ponto é a questão das negociações das dívidas dos agricultores que não têm recursos para pagá-las nos agentes financeiros. O segundo ponto é o rebate para que o agricultor que tem algum recurso possa pagar seus investimentos com um desconto de 35%. O terceiro ponto diz respeito a uma linha de crédito de 50 mil com 2% de juros e 10% de desconto, para que o agricultor possa tocar sua propriedade, pagar o arrendamento, o óleo diesel e alguns investimentos que não estão disponíveis nos agentes financeiros. O quarto ponto é que o governo federal estabeleça uma situação especial para aqueles municípios que decretaram emergência, permitindo que o agricultor possa tomar crédito em 2024. Por fim, o quinto ponto é que o governo federal subsidie o milho do centro-oeste para o Rio Grande do Sul, permitindo que o agricultor possa tratar seus animais de maneira mais barata.

“Esses são os cinco pontos que estão sendo reivindicados pela FETAG neste protesto, na esperança de que o governo federal tome medidas para ajudar os agricultores e agricultoras familiares a enfrentar a estiagem que assola o Estado e possa continuar produzindo alimentos para toda a sociedade", defende o sindicalista. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá Leonir Fior destacou a dificuldade enfrentada por agricultores familiares com a estiagem e a necessidade do governo federal ouvir as reivindicações e apresentar respostas para a pauta que está sendo negociada. “A gente quer uma prorrogação de dívidas, visto que o agricultor não vai ter dinheiro para pagar as suas contas. Também pedimos um rebate de 35% em cima das dívidas, a gente quer que o governo olhe um pouquinho para a pequena propriedade, que está passando por bastante dificuldade nesse momento em função dessa seca. Porque o setor empresarial, a grande agricultura, já enfrenta dificuldades, imagina o pequeno agricultor ", esclarece.

Publicidade

Notícias relacionadas

FETAG em Conexão: Presidente Carlos Joel da Silva Visita Ibirubá para Estreitar Laços com Agricultores

Na manhã desta terça-feira, (9), a FETAG RS deu início ao programa "Conexão" em Ibirubá, trazendo o presidente Carlos Joel da Silva e sua equipe para se aproximar dos agricultores locais.

09 de abril, 2024

Ibirubá se une em solidariedade: campanha para cirurgia de Elson Ari Cassel mobiliza a comunidade

Diagnosticado com câncer de próstata após buscar tratamento para um problema de hérnia, Elson foi informado da urgência da cirurgia

08 de março, 2024

Tragédia climática adia terceira edição do Pedal da Pitangueira que seria realizado em Ibirubá

No cenário esportivo, a expectativa era alta para a tão aguardada 3ª etapa do Circuito Centro Norte de Mountain Bike, o prestigiado 3º Pedal da Pitangueira.

17 de maio, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias