Lula defende soberania e diz que interferência dos EUA é inaceitável
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota oficial, nesta quarta-feira, destacou que defende a democracia e a soberania do país diante das iniciativas dos Estados Unidos contra a economia e a Justiça brasileiras. Ele disse que Brasil é um país s

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota oficial, nesta quarta-feira, destacou que defende a democracia e a soberania do país diante das iniciativas dos Estados Unidos contra a economia e a Justiça brasileiras.
Ele disse que Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes. Um país que defende o multilateralismo e a convivência harmoniosa entre as Nações, o que tem garantido a força da nossa economia e a autonomia da nossa política externa. É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira.
Esta foi a primeira reação pública de Lula após o governo dos Estados Unidos anunciar a sanção contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes e Donald Trump oficializar a taxação de 50% sobre os produtos vendidos pelo Brasil. No entanto, foi apresentada uma lista com quase 700 exceções.
Na nota, Lula também manifesta solidariedade do governo federal ao ministro Alexandre de Moraes e diz que o magistrado é “alvo de sanções motivadas pela ação de políticos brasileiros que traem nossa pátria e nosso povo em defesa dos próprios interesses”.
Segundo o presidente, um dos fundamentos da democracia e do respeito aos direitos humanos no Brasil é a independência do Poder Judiciário e que qualquer tentativa de enfraquecê-lo seria uma ameaça ao regime democrático.
O presidente lembra que a lei no Brasil abrange cidadãos e todas as empresas e que atividades que afetem a vida da população e da democracia estão sujeitas a normas, incluindo as plataformas digitais. E lembrou que a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a democracia.
A nota, do presidente Lula, ainda considera injustificável o uso de argumentos políticos para validar as medidas anunciadas pelo governo norte-americano contra as exportações brasileiras, já que nas últimas décadas o Brasil acumulou um déficit comercial com os Estados Unidos.
O governo também aponta disposição a negociar apenas aspectos comerciais, sem abrir mão dos instrumentos de defesa do país previstos em sua legislação, como é o caso da Lei de Reciprocidade Comercial, além de um plano de contingência para reduzir os impactos econômicos das tarifas.
*Com informações da Agência Brasil
3:00Notícias relacionadas
POLÍTICA
Câmara aprova mudança em cargos na Justiça do Trabalho de Goiás
POLÍTICA
Câmara aprova criação de rota turística da fé em Cidade Ocidental (GO)
POLÍTICA
Câmara aprova projeto que prevê orientação vocacional para estudantes do ensino médio
POLÍTICA
