22 de Maio, 2022 22h05mNotícias Gerais

Coprel dá boas-vindas para novos aprendizes do Programa Aprendiz Cooperativo

As primeiras experiências de contato com o mercado de trabalho são essenciais para o desenvolvimento de um profissional, sobretudo quando essa trajetória começa desde cedo. 

Com este propósito, o Programa Aprendiz Cooperativo proporciona que jovens entre 16 e 24 anos aprendam uma profissão e contribuam com a rotina profissional de uma cooperativa.

A Coprel participa há vários anos deste projeto, promovido pelo Sescoop/RS.

A abertura das atividades de mais uma turma do programa foi realizada no dia 9 de maio, na Escola Edmundo Roewer, em Ibirubá, e contou com a presença dos novos jovens aprendizes das cooperativas Coprel, Cotribá e Cotrisoja. Na Coprel, são 12 jovens que iniciaram a trajetória junto à cooperativa.

Publicidade

O programa, lançado em 2007 em parceria com as cooperativas de todo o Estado, propõe 17 meses de aprendizagem. Inicialmente, os jovens participam de aulas teóricas realizadas pela cooperativa educacional COOPLIB – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil Ltda., que proporcionam os primeiros contatos com noções do mercado de trabalho, informática e empreendedorismo. Posteriormente, os jovens aplicam o que foi aprendido nas atividades práticas.

Havendo disponibilidade de vagas, a cooperativa pode contratar o aprendiz como colaborador ao término do programa.

Nas últimas edições, aproximadamente 30% dos jovens ingressaram como colaboradores, após o fim da experiência como aprendiz.

Publicidade

Notícias relacionadas

Neuromodulação abre caminhos para avanços no tratamento de transtornos do desenvolvimento

Com um olhar apaixonado pelo funcionamento da mente humana, Valéria defendeu que a saúde mental precisa ser cuidada com o mesmo zelo que o corpo físico

22 de Agosto, 2025