12 de janeiro, 2024 09h01m Política

Liberto Franken se filia ao PL e diz estar pronto para a linha de frente nas eleições de 2024

Atual presidente do Sindicato Rural de Ibirubá deixou o partido Progressistas e lançou pré-candidatura a prefeito

Atual presidente do Sindicato Rural de Ibirubá deixou o partido Progressistas e lançou pré-candidatura a prefeito
Atual presidente do Sindicato Rural de Ibirubá deixou o partido Progressistas e lançou pré-candidatura a prefeito

Na quarta-feira (03), conversamos com o atual presidente do Sindicato Rural de Ibirubá Liberto Franken. Ele falou sobre o novo capítulo de sua trajetória como líder comunitário e o projeto para 2024. O ex-presidente do Progressistas, que já estava há algum tempo considerando sua saída, formalizou sua filiação ao Partido Liberal (PL). Em uma entrevista para a Rádio Cidade, Franken compartilhou suas motivações e avaliou o cenário político que se desenha em Ibirubá. 

A decisão de Franken de deixar o Progressistas e se filiar ao PL não foi repentina. Segundo ele, a mudança foi motivada por convites de amigos e a busca por um grupo que compartilhasse suas visões para o município. "Fui convidado por pessoas amigas para realizarmos um estudo sobre as potencialidades do município, visando melhorias. Procuramos trazer o partido junto, mas não houve entendimento com o novo presidente (Carlos Jandrey)", explicou Franken. O ex-presidente do Progressistas destacou que sempre soube respeitar as diferentes filiações partidárias entre membros do sindicato, enfatizando a importância de separar as questões políticas das atividades sindicais. Ele ressaltou que a mudança para o PL foi uma escolha alinhada às suas convicções. Ao ser questionado sobre sua avaliação do atual cenário político local, Franken afirmou que está aberto ao diálogo e à construção de um "novo horizonte" para Ibirubá. Ele reconheceu a existência de um grupo suprapartidário discutindo a eleição de 2024, buscando alternativas além dos partidos tradicionais. Franken deixou claro que, se necessário, está disposto a estar na linha de frente como alternativa para uma candidatura, na majoritária mas também está aberto a apoiar outros nomes.
A entrevista também abordou a influência do bolsonarismo local, com Franken mencionando a forte presença de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Ibirubá, incluindo o ex-vereador Waldir Rebelato. Franken destacou que o PL não é exclusivamente composto por empresários e possui membros de diversas classes sociais, refletindo uma diversidade de pensamentos.
Sobre as candidaturas já ventiladas em outros partidos, como a do ex-vereador Tuta Rebelato e do ex-vice-prefeito Alberi Behnen, Franken ressaltou que está disposto a apoiar o candidato que for escolhido pelo grupo do PL. Ele afirmou que, caso não seja o escolhido, continuará como "soldado" do partido, apoiando a decisão tomada.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Gabriel de Jesus comenta sua saída do Republicanos e o horizonte político em 2024

"Sempre uma troca de partido é uma questão difícil. Tomei a decisão nos 48 do segundo tempo," disse Gabriel.

17 de maio, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias